Bold Vídeos

Criada em 1984 com o lema “Tecnologia, Entretenimento e Design”, a fundação sem fins lucrativos TED promove palestras ao redor do mundo com o objetivo de disseminar novas ideias. Transmitidos ao vivo, os vídeos são também disponibilizados na internet, tornando-se fonte constante de inspiração para profissionais dos quatro cantos do globo.

Com o propósito de inspirar quem deseja empreender e se atualizar, a BeBold fez uma seleção de 5 conferências disponíveis para visualização gratuita (e com legendas em português).

As palestras do TED listadas não têm ordem específica para serem assistida e são destinadas a todos os tipos de empreendedores.

1. Da onde vem as boas idéias?

Johnson dá vários exemplos sobre a origem das idéias. Cita, por exemplo, por que os cafés são lugares importantes para observar as pessoas e como eles foram essenciais no passado, durante o Iluminismo. Ele também comenta como é fundamental ter um espaço favorável à inovação, com espaço para que as pessoas exponham suas idéias.

Assista esse TED TALK na íntegra clicando aqui.

2. Por que temos tão poucas líderes mulheres no top das organizações?

Esta palestra de Sheryl Sandberg ficou tão famosa que certamente alavancou as vendas de seu livro no mundo todo. Sheryl fala sobre a baixa presença feminina em postos de liderança e oferece 3 poderosos conselhos para as mulheres que visam chegar no “C-suit”. Sua palestra é um grande estímulo para empreendedoras do mundo todo.

Assista esse TED TALK na íntegra clicando aqui.

3. Como podemos usar a Internet e as mídias sociais para criar civilidade e argumentos racionais?

Wael Ghonim ajudou a desencadear a Primavera Árabe em seu país, o Egito, criando uma simples página no Facebook. Como ele revela, depois que a revolução tomou as ruas, ela passou de esperançosa para confusa, depois feia e dolorosa. E as mídias sociais fizeram o mesmo.

O que antes era um espaço de esforço coletivo, engajamento e compartilhamento, tornou-se um campo de batalha polarizado. Ghonim pergunta: “O que podemos fazer sobre o comportamento on-line?

Assista esse TED TALK na íntegra clicando aqui.

4. Vamos estimular nossas crianças para que elas sejam  empreendedoras no futuro?

Herold conta que nunca foi um bom aluno na escola e defende que é preciso ensinar as crianças a ser empreendedores desde pequenas. Elas devem saber que podem não seguir carreiras clássicas, como Medicina ou Engenharia, e que podem ser bem-sucedidas se tiverem um negócio.

Assista esse TED TALK na íntegra clicando aqui.

5. Um vislumbre do futuro através de uma viseira de realidade aumentada

E se a tecnologia conseguisse nos conectar mais profundamente com o que está ao nosso redor, em vez de nos distanciar do mundo real? Com o Meta 2, uma viseira de realidade aumentada que possibilita ver, agarrar e mover hologramas, exatamente como fazemos com os objetos físicos.

Meron Gribetz espera ampliar nossos sentidos em vez de restringi-los. Junte-se a Gribetz quando ele sobe ao palco do TED para demonstrar, pela primeira vez, a realidade virtual através do Meta 2.

Assista esse TED TALK na íntegra clicando aqui.