Bold People

Se você fizer uma lista de líderes que fizeram a diferença, não importando se sua lista é global, histórica, local ou recente: você verá que todos elas têm uma coisa em comum: todos os líderes não tem medo de errar e fundamentalmente são pessoas ousadas. Líderes são BOLD!

As pessoas que chamo de “BOLD” se destacam diante do grupo. Elas são pessoas confiantes, corajosas e decididas. As pessoas que optam por ser ousadas nos inspiram não apenas porque conseguem realizar feitos grandiosos, mas porque também estão continuamente buscando crescimento, progresso e movimento para si e para os outros ao seu redor.

Você já pensou que talvez seja hora de acionar o líder ousado que existe dentro você?

Abaixo listo para você 7 características que os líderes que admiro possuem:

1. Eles sabem distinguir suas falhas e suas forças

Existe uma diferença entre ousadia e descuido. Os líderes corajosos têm um grande senso de auto-consciência. Eles sabem quando devem tomar ações ousadas e quando devem recuar, ao se dar conta que certas situações poderá exigir certas ações que envolvem iniciativas que não sao necessariamente suas habilidades.

BOLD líderes minimizam o risco para si próprio e para os outros constantemente reavaliando-se e convidando outros para acomodar a fraqueza pessoal. Quer ser um líder ousado?

Antes de mais nada, seja mais consciente de si mesmo. Engaje-se com outros profissionais que podem complementar seus pontos fortes e compensar suas fraquezas.

2. Eles mantêm prioridades claras

Alguém que constantemente pula de ação sem um plano não é ousado, apenas tolo. Pessoas corajosas conhecem seus objetivos e os priorizam claramente. Eles podem dar ao luxo de ser ousado, porque eles podem reconhecer a oportunidade certa quando ela aparece. Quer ser um líder ousado?

Saiba claramente o que você precisa para realizar e busque por oportunidades que irão levar sua  equipe adiante. Evite considerar atividades sem importância que levem você e a sua equipe à distração.

3. Eles não têm medo de se posicionar

Bold líderes falam, e  mais importante: eles entendem quando e como dizer as coisas às pessoas a sua volta. Os líderes corajosos se esmeram no tato e na empatia, porque a natureza das suas palavras carregará todo o poder e o impacto da sua mensagem. Bold líderes também entendem que o silêncio é muitas vezes a maior declaração que se pode fazer, e as usam judiciosamente. Quer ser um líder ousado?

Diga o que precisa ser dito e planeje sua mensagem, de modo que a mesma seja clara e concisa. E não se esqueça: tente colocar-se no papel do seu receptor: essa perspectiva vai lhe dar dicas de como passar a mensagem sem errar no tom.

4. Eles unem a ação com o conhecimento

Mesmo que os Bold líderes são propensos a ação, são raramente considerado imprudente.  Eles aplicam o mesmo senso de ação à aprendizagem e diligência como fazem em qualquer outra atividade. Os BOLD líderes  certificam-se que suas ações conduzem ao sucesso, pesquisando e investigando antes de levar sua equipe a agir. Quer ser um líder ousado?

Aumente suas probabilidades do sucesso fazendo suas diligências, sua “lição de casa” Você aumentará sua confiança ao vender o projeto aos seus time e aumentará significativamente sua taxa de aceitação e sucesso.

5. Eles aceitam as lições do fracasso

Ninguém está totalmente confortável com o fracasso, sem mesmo os BOLD líderes, mas esses, compreendem que maiores recompensas resultam de um risco maior. Ainda assim, eles sabem como mitigar o risco catastrófico e como proteger sua equipe. Esses líderes sabem também usar o risco a seu favor.

Eles aproveitam a energia e adrenalina do momento para avaliar o que poderá ser feito de diferente em uma próxima tentativa e encare aquela falha como oportunidade de aprendizagem. Quer ser um líder ousado?

Faça do fracasso uma parte aceitável do seu processo de aprendizagem e superação de limites. Ensine sua  equipe como identificar, avaliar e diminuir possíveis riscos, então pequenas falhas podem deixar de ter o efeito catastrófico se pegar a equipe de preparo e de surpresa. Em seguida, reaprenda junto da sua equipe.

6. Eles celebram ao máximo pequenas vitórias

Muitas pessoas sentam e esperam pela “oportunidade certa” antes que estarem dispostos a levantar e a agir. Infelizmente, às vezes essa oportunidade certa nunca chega. As pessoas BOLD compreendem que raramente há qualquer situação perfeita desde o início. Eles procuram aproveitar ao máximo qualquer conjunto de circunstâncias que possam levar à vitória, mesmo que seja pequena. Cumulativamente, pequenas vitórias consistentes geram sucesso, atraindo seguidores. Quer ser um líder ousado?

Comece com uma pequena batalha que você acha que pode ganhar, mapeie um plano, e assuma o campo. Ganhar constrói a confiança, bem como a sua reputação.

7. Eles constroem “momentum”

Pessoas BOLD reconhecem que uma única vitória não é suficiente para sustentar a liderança. Eles trabalham para criar uma série de ações que ajudam a equipe a reunir confiança, velocidade e poder. Eles têm um senso de quando adicionar energia para ir enfrente e quando deixar o próprio impulso levar as coisas para a frente de forma eficiente. Quer ser um líder ousado?

Crie um plano para​​ que cada ação aproveite o sucesso do passado. Aproveite qualquer vitória que ganhe atenção, respeito e popularidade. Ative seus fãs, cultive relacionamentos, construa “buzz”. Não comece do zero quando você pode construir em cascata, agregando em cima de realizações anteriores.

Espero que essa lista tenha te inspirado e que te incentive a praticar essas 7 ações no seu dia-a-dia. Com o tempo, você sentirá na prática o poder da OUSADIA e quanto ela, aliada a sua determinação e ao conhecimento podem levar você e sua equipe em direção ao sucesso!

Se você quiser ter acesso a esse artigo em inglês, clique aqui.